segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Cordeis

Projeto de Leitura Maria Tâmara


No último dia 26 de agosto de 2011, a Escola Maria Tâmara realizou a culminância do projeto: Alunos Escritores, projeto, que já vinha sendo trabalhado há dois meses por professores e alunos do 6º ao 9º ano.
Este ano foi trabalhado quatro gêneros textuais: Conto, Fábula, Crônica e a Poesia, especialmente a Literatura de Cordel.
As produções dos alunos foram expostas em salas temáticas e, as melhores deram origem a um livro, esse se encontra na escola a disposição dos pais e de tantos leitores que assim queiram apreciá-lo. Também estavam em exposição a sala de acessibilidade: VIVA        A DIFERENÇA! Apresentando recursos e materiais para a inclusão de alunos especiais e o “ESPAÇO DE LEITURA,” uma sala onde os alunos podiam fazer o empréstimo de livros para ler em casa.
O evento também contou com a participação do grupo de dança do povoado de Piedade-PE, denominado de “Vêios de Ouro,” além dos dois grupos de RAP: B - Boys e Big Life, formados por alunos da própria escola. Durante o evento houve dramatização de Fábulas e duas peças teatrais – a primeira baseada no Cordel de Janduí Dantas: “A Mulher que Vendeu o Marido por 1,99  e o Caso do Espelho.
A escola recebeu a visita da comunidade em geral, além da Escola José Ramalho Xavier e da Escola Estadual Moacir Dantas. A estas aproveitamos o espaço para agradecer por terem prestigiado este momento de cultura, laser e conhecimento.

Lista de cordeis por títulos (click no link abaixo)

A Beata de Maturéia
Amor sem fim
Namoro ou amizade
Minha vida de valentão
Vida na escola
Maturéia em cordel
Humanos destruidos
Paraíba
Patativa do assaré
O menino que não sabia rimar
O sertão

Nenhum comentário:

Postar um comentário