segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Verbo de ligação. 7º Ano

   O texto a seguir pertence ao livro Bisa Bia, Bisa Bei, de Ana Maria Machado. Neste trecho, mãe e filha olham juntas retratos antigos de família. Veja como a narradora-personagem relata esse
momento:
. A gente ia conversando e olhando retratos. De repente eu vi um que era a coisa mais fofa que você puder imaginar. Para começar, não era quadrado nem retangular, como os retratos que a gente sempre vê. Era meio redondo, espichado. Oval, mamãe explicou depois, em forma de ovo. E não era colorido nem preto e branco. Era marrom e bege clarinho.      Mamãe disse que essa cor de retrato velho chamava sépia.
            E não ficava solto, que nem essas fotos que a gente tira e busca depois ;   na loja, num álbum pequeno ou dentro de um envelope. Nada disso. Esse retrato oval e sépia ficava preso num cartão duro e cinzento, todo enfeitado de flores e laços de papel mesmo, só que mais alto, como se o papelão estivesse meio inchado naquele lugar — gostoso de ficar passando o dedo por aquele cartão alto: E dentro disso tudo é que estava a fofura maior. Urna menininha linda, de cabelo todo cacheado, vestido claro cheio de fitas e ren-:-. das, segurando numa das mãos urna boneca de chapéu e na outra uma espé­cie de pneu de bicicleta soltinho, sem bicicleta, nem raio, nem pedal, sei lá, uma coisa parecida com um bambolê de metal

  Ah, mãe, me dá essa bonequinha...
  Não é boneca, minha filha, é um retraio da vovó Beatriz...
-— Ué, essa avó eu não conheço. Só conheço a vó Diná e a vó Ester. Tem outras, é?
   Tem, mas é minha. Vovó Beatriz. Sua bisavó...
   Minha bisavó Beatriz...

(8. ed. Rio de Janeiro: Salamandra, 1990. p. 10.)

5 comentários:

  1. gostei muito porque fala sobre o verbo de ligação que estou estudando.adorei otimo.....

    Roberta

    ResponderExcluir
  2. adorei o texto sobre o verbo de ligação.........
    jayne e Deborah.

    ResponderExcluir
  3. ficou ótimo o blog e o texto tambem tem muito haver com o que estamos estudando


    7°"A"

    ResponderExcluir