quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Paródia.

O que é?
Para elaborar uma paródia, é fundamental entender que ela é uma brincadeira que fazemos com textos, como poemas, letras de músicas, provérbios e, por que não, hinos de agremiações esportivas. Na paródia, o significado do texto é modificado com o objetivo de produzir humor. Veja dois exemplos de paródias de provérbios:
“Quem sai na chuva é pra se queimar”. (Vicente Matheus)

O provérbio que serviu foi base para a paródia “Quem sai na chuva é pra se molhar” e o efeito humorístico foi obtido pela substituição do último vocábulo por palavra de sentido oposto.
“Em terra de cego, quem tem um olho é estrangeiro”. (Millôr Fernandes)

O provérbio “Em terra de cego, quem tem um olho é rei” possibilitou a substituição de rei por estrangeiro e a consequente alusão à mentalidade do brasileiro no que se refere à super valorização do que é exterior.


Como fazer?
Uma vez entendida a paródia, veja como ela pode ser feita em relação ao assunto proposto. Não raro, encontramos jovens torcedores deste ou daquele time que, querendo brincar com seu adversário no plano esportivo, não sabem como fazê-lo. Oferecemos aqui uma opção.
A paródia de um hino de clube pode ser feita basicamente de duas maneiras.
Vejamos um exemplo específico: se a pessoa é palmeirense e deseja brincar com os torcedores de times concorrentes, ela pode escolher seu próprio hino e reescrever a letra, elogiando o seu time e, ao mesmo tempo, criticando as outras agremiações.
A segunda opção é que o palmeirense pegue o hino do time adversário (por exemplo, o do São Paulo) e reescreva-o de tal sorte que o hino, que deveria ser uma exaltação, passe a ser uma “autocrítica”.
Lembre-se, portanto, que há dois procedimentos diferentes, neste caso, para a elaboração da paródia.
Vejamos como ela poderia ficar, observando que o texto abaixo é apenas uma das muitas possibilidades existentes.

Procedimento 1: o palmeirense utiliza o seu próprio hino para brincar com os adversários.
"Quando surge o Alviverde imponente. No gramado o Corinthians o aguarda. . Ele sabe o que vem pela frente Goleada, a derrota não tarda.
Até mesmo o tão forte São Paulo. Que ainda pensa que é o maior. Vai largando a arrogância de vez. Quando perde pra nós na final".
Observe que no texto parodiado mantivemos várias das expressões originais e modificamos totalmente outros versos, principalmente os do final da estrofe.

Procedimento 2: o palmeirense utiliza o hino do adversário (São Paulo) para brincar com ele.
"Olhe o Tricolor paulista. Um dos times brasileiros. Eras forte, eras belo. Dentre os grandes és o segundo.
Oh! Tricolor. Clube derrotado. As tuas glórias. São do passado".

Lembre-se de que você deve fazer paródias com elegância. Em hipótese alguma utilize uma linguagem menor, que deponha contra você e, consequentemente, contra o seu próprio time. A paródia aqui proposta é uma brincadeira saudável, jamais uma forma de expressar ideias para magoar quem quer que seja. Portanto, tenha sempre em mente que sua intenção é elaborar um texto bem-humorado. A paixão pelo futebol não deve se misturar a sentimentos mesquinhos.
(Granatic, Branca. Redação: humor e criatividade. São Paulo: Scipione, p.49-51, 1997.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário